Balanço das superproduções de 2014

block

Segue um pequeno balanço sobre as superproduções de 2014.

Obs: Conto como superproduções só os filmes que tiveram lançamento em grande escala no cinema nacional.

1 – Planeta dos Macacos: O confronto

amac

Na minha opinião a melhor superprodução de 2014:

“Planeta dos Macacos: O confronto” é de longe a melhor super produção do ano. Com a ótima e elegante direção Matt Reves; o clima tenso e realista, proposto pela direção de arte e a sua fotografia; o ótimo elenco de apoio; efeitos especiais de qualidade inquestionáveis; e um roteiro cheio qualidades e alegorias interessantes. Um filmaço. pessimista, inteligente e empolgante!

Leia crítica inteira aqui: PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO

2 – Guardiões da Galáxia

guard

É o filme mais divertido do ano. As piadas funcionam, o filme tem roteiro simples (mas bem amarradinho), os personagens são carismáticos e engraçados, além de ter um delicioso clima de aventura retro. Enfim, um “Trash” disfarçado de superprodução, descompromissado e muito engraçado.

obs: A trilha sonora é incrível.

3 – Capitão América 2 – O Soldado Invernal

ee

O filme segue a risca a formula das produções da Marvel. Como resultado disso o filme tem um ótimo equilíbrio entre ação e humor, mas como consequência acaba engessado narrativamente no padrão Marvel de produção (que nem sempre é bom. vide: Homem de Ferro 3).

Mas felizmente o filme tem um ótimo roteiro, excelentes cenas de ação e um bem vindo clima de espionagem.

4 – No limite do amanha

No-limite

É uma das superproduções mais originais do ano, muito embora pegue conceitos emprestados de vários filmes e seja baseado num mangá.

O longa é bem divertido, empolgante, com um bons questionamentos e muito bem dirigido (pelo Doug Liman do “Identidade Bourne” e “Vamos nessa”). Um trabalho bem acima da média, uma pena que pouca gente viu.

6 – X-men: Dias de futuro esquecido

X-Men-Dias-de-um-Futuro-Esquecido-06Nov2013-750x400

Ainda prefiro o filme anterior da franquia. Acho que estilo despojado do diretor Matthew Vaughn (Kick Ass) funciona melhor na série do que o estilo sóbrio demais do Bryan Singer (X-men, X-men 2). Mas ainda assim “Dias de futuro esquecido” é um ótimo filme.

obs: A cena do Mercúrio é uma das cenas mais divertidas e bem realizadas do ano passado.

7 – Robocop

Robocop-2014-Header

A versão, do diretor brasileiro, Jose Padilha para o clássico oitentista é tão boa quanto podia ser. Padilha consegue criar um filme crítico e cheio de questionamentos. Enfim, um remake digno e inteligente.

8 – Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1

jogosvorazesaesperanca-650x400

“Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1” é um filme mais denso e mais político que os anteriores. Saí os jogos (que nem eram tão bons) e aumenta as questões sobre a manipulação da mídia. Na minha humilde opinião, o filme mais interessante da franquia até aqui.

9 – Godzilla

godzilla-trailer-02

Acho um ótimo filme com o tom e estilo certo, apesar dos vários problemas de roteiro.

Resenha do filme aqui: http://uvarau.com.br/godzilla-2014-uma-critica-em-5-perguntas/

10 – O Hobbit 3: A Batalha dos Cinco Exércitos

hobbit3

Produção, figurinos, cenas de ação e efeitos especiais muito bons. Tudo de primeira. Mas isso o minimo para esse tipo de filme, certo?

Enfim, um filme cheio de cenas ação. Mas com muitas escolhas preguiçosas de roteiro, pouquíssimo (ou nenhum) desenvolvimento de personagens e lotado de emoções forçadamente emuladas. Um o resultado muito aquém do merecido para personagens tão queridos e para uma produção desse tamanho.

11 – Malévola

13b51d587fbde045d2a9938b245b0643e9508bdf

Linda fotografia, figurinos e design de produção espetaculares; Angelina Jolie e Elle Fanning estão excelentes, mas infelizmente narrativa é demasiadamente problemática.

No fim um resultado bem melhor que dos filmes sobre a “O Branca de neve” e “Alice” (o filme do Tim Burton, que começou com esse revival de contos de fadas). Muito embora fique aquém do esperto “Oz, Mágico e Poderoso” do Sam Raimi.

Crítica da Letícia, parceira aqui do uvarau, que gostou bastante (afinal, é sempre bom ter várias opiniões):  http://uvarau.com.br/critica-malevola/

Outros:

Hércules – É! Ta! Não faz diferença…
Transformers 4 – Não vi. Embora goste do primeiro filme, os dois últimos me deram dor de cabeça. Vou consultar meu medico, antes de me arriscar de novo.
Tartarugas ninjas, Need for speed e Drácula a historia nunca contada  – Na lista das decepções.
.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam