Curtas que vieram (ou geraram) longa-metragens

la jetee_02
Nesse post vou listar alguns curta-metragens que vieram ou geraram algum filme. Como curtas que são feitos como parte ou complemento de um determinado longa. Assim como curtas que deram origem a filmes longa-metragens. Segue uma pequena lista…

Hotel Chevalier

Curta feito por Wes Anderson que funciona como extensão do seu longa-metragem “Viagem para darjeeling” (2007). O curta conta um pouco mais do passado personagem vivido por Jason Schwartzman no filme (e tem uma participação da linda Natalie Portman). Uma boa chance conhecer o estilo do cineasta.

Frankenweenie

http://youtu.be/_LBuKqdDGZo

É um dos primeiros curtas de Tim Burton. O curta narra a história de um garoto que tenta trazer a vida seu cão morto. O curta é feito em preto e branco (e em live action) tem um pouco do estilo que se tornaria característico do diretor: o flerte com cinema B e o design gótico. Ganhou um ótimo longa animado em 2012.

Hoje não quero voltar sozinho

Esse belíssimo curta nacional deu origem ao multipremiado e elogiado longa “Hoje quero voltar sozinho”. O curta tem belo texto, ótimas atuações e uma direção certeira. Consegue com inteligencia e leveza tocar em assuntos delicados como orientação sexual, amor e amadurecimento.

Aningaaq

Curta dirigido por Jonas Cuarón (filho do diretor Alfonso Cuarón – Gravidade) complementa a experiencia do filme, mostrando o outro lado da ligação feita por Sandra Bullock na cena mais emocional da aventura espacial “Gravidade”. O curta é simples, mas contém um forte apelo emocional e é muito bem realizado. Ótimo curta!

Mamá

Curta que deu origem ao filme de horror Mamá produzido por Guilherme Del Toro e dirigido por Andy Muschietti. O curta talvez por não carecer de nenhum desenvolvimento e ser apenas uma experiencia isolada de suspense funciona muito bem. Enquanto filme baseado no curta se perde em texto raso, efeitos especiais e explicações excessivas. Assista curta!

La Jetée

http://youtu.be/81IrFtR7L48

Curta francês de ficção cientifica de 1962 criado por Chris Marker serviu de base para criação do longa homônimo de Terry Gilliam de 1995 o ótimo “12 macacos”. O curta usa apenas sequencias de fotos e texto em off para narrar sua história. O curta é de uma inteligencia e sofisticação rara no cinema. Um clássico!

Menções: O primeiro filme de Wes Anderson “Pura Adrenalina” veio de um curta 1996; Jogos Mortais veio de curta do mesmo diretor James Wan de 2003; Os Animatrix que expandem o universo criados pelos irmãos Wachowski na trilogia Matrix (algumas da animações são melhores que as próprias continuações live action); Electronic Labyrinth: THX 1138 4EB (1967) curta que deu origem ao filme homônimo de George Lucas THX 1138; Peluca (Curta 2003) curta que deu origem ao longa cult nerd Napoleon Dynamite (2009); o curta de animação “9” gerou o longa animado de mesmo nome em “9” (2009);

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam