Esboços

imagem-inteira
imagem-inteira

 

A animação “Esboço” surgiu de uma necessidade particular de se exercitar como realizador, uma vez que, desde sempre venho trilhando esse caminho do áudio visual. Seja como realizador independente de filmes trash’s (Jonnhy Pakera e Tiãobisomem, fáceis de encontrar no youtube e em breve aqui) ou de curta-metragens amadores para festivais (festival do minuto e 2 na tela. Sendo esse ultimo um festival regional do triângulo mineiro).

O curta em questão é na verdade a primeira animação que faço, muito embora que tenha estudado bastante sobre assunto (no caso “Técnicas de Animação” foi o tema da minha monografia). Logo esse primeiro hibrido de curta animado é quase que apenas um teste para as próximas realizações que virão nesse sentido.
O curta conta a história de uma casal que se conhecem num ônibus e depois dividem uma parte da vida juntos. A animação enfim tenta retratar a fragilidade dos nossos relacionamentos, mostrando cada casal vivendo suas realidades dentro de bolhas prestes a estourar. Essa ideia das bolhas foi na verdade o estopim para realização do trabalho uma vez que filme foi feito para participar do Festival mundial do minuto cujo o tema era “bolha de sabão”.

Realização

Pela falta de tempo para realização (o curta todo foi feito em praticamente uma semana) ou mesmo por comodidade resolvi assumir um estilo de animação que é baseado unicamente, em manchas e formas criadas através do colorido dos personagens. No caso os desenhos foram feitos usando o Photoshop (com um pincel que simulasse uma pintura).
A animação dos movimentos e edição foi feita usando After Effects, na verdade poderia ser utilizado qualquer outro programa de edição ou animação (no caso talvez o Flash fosse até mais indicado, devido os recursos de interpolação de quadros). Mas como queria essa cara de inacabado para se encaixar melhor ao estilo adotado e a proposta, acabei optando pela utilização do After mesmo.

Exemplo da criação dos desenhos

desenhos

Exemplo da animação

exemplo

Versão completa

A primeira edição ficou com quase 3 minutos, uma vez que contém mais cenas e é mais pausada (por isso funciona melhor). Nessa versão foi utilizada a música da banda Bon Iver (Towers) como trilha sonora. Segue a baixo primeira versão:

Versão do festival

Depois de muito lutar, cortar várias cenas e aumentar velocidade dos quadros foi enviado para festival do minuto a versão final: com um minuto de duração e usando a música “Palhaço triste” da banda NavegaAntes dos meus amigos Igor Melo, Isa Melo e companhia. O resultado pode ser conferido nesse link:

Link para versão final (Festival do Minuto – Esboços)

Enfim é isso. Pretendo colocar mais animações e trabalhos de gente que faz acontecer por conta própria. Afinal venho dessa escola de cinema amador feito com muita força de vontade e um pouco loucura. Em breve devo colocar aqui outros filmes trash’s, amadores e etcs de compatriotas de cidade como filmes da Parangolet Pictures, Hi-men produções e muito mais.

Dirigido por: Douglas Ribeiro

Trilha sonora: NavegaAntes

Música:: Palhaço triste

Duração: 59 segundos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam