Godzilla (1954)

Poster-de-1954
O filme de 1954 do Godzilla tem um tom extremamente solene e sério. Bem diferente do resto da série que foi caminhando cada vez mais para um cinema despretensioso, quase Trash e até mesmo esdrúxulo (em coisas como filho de Godzilla e etc).

Mas esse filme, o primeiro da série, que vamos falar é bem diferente dos outros da franquia ele foi feito apenas 10 anos após o desastre de Hiroshima Nagasaki. O que influenciou diretamente no clima sombrio do filme.

A narrativa do longa é bem simples conta a história do Godzilla uma criatura de período pré-histórico que ressurge do mar despertado pelo uso constante das bombas nos nucleares. O filme funciona como uma metáfora bem direta e clara ao horror causado pelas guerras e uso dessas armas de destruição em massa (sendo o próprio Godzilla um produto dessas bombas).

MCDGODZ EC052

O longa foca bastante nos personagens humanos e na dor causa pela destruição deixada pelo monstro gigantesco. O filme caminha entre o drama focado nas pessoas e os ataque da criatura. As cenas de ação (de ataque e destruição) usam técnicas de efeitos especiais que hoje podem soar falsos (maquetes e afins), mas que ainda sim são elegantes e divertem bastante. Mas principal força do filme está exatamente na sua atmosfera de resignação e no estudo das cicatrizes deixadas pelas atrocidades da guerra.

05gojira1

Mesmo que muitas atuações sejam exageradas, o roteiro seja cheio buracos e simplista demais, fica na memória cenas fortes como a de uma menina vendo a mãe morta ou coro de crianças cantando após a destruição e etc. Enfim Godzilla é clássico com uma história pacifista (um dos focos principais do filme é uso correto da ciência), com clima obscuro e sério, com ótimas de cenas de destruição e etc. Um longa clássico importante dentro do cinema de gênero (ficção, monstros e catástrofe) e importante também como recorte histórico de um dos períodos mais negros do povo japonês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam