Lista: Melhores Road Movies

5
Road Movies é um subgênero muito rico dentro do cinema, e quase sempre proporciona ótimos filmes. Segue a baixo minha lista dos meus Road Movies favoritos:

Na natureza selvagem

into-the-wild

Esse sem duvida é o melhor filme de estrada de todos, pelo menos é aquele que melhor captura o espírito dos aventureiros e daqueles que amam a estrada. O filme é dirigido por Sean Penn baseado na história verídica de Christopher McCandless, jovem recém-formado que se aventura pelos Estados Unidos da América com intuito de chegar ao Alasca para viver em contato com a natureza. O longa possui uma direção realista, atuações espetaculares (vide: Emile Hirsch, Hal Holbrook que foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante), uma trilha sonora composta especialmente para filme por Eddie Vedder (Pearl Jam), além de um roteiro coeso e honesto. Enfim um dos melhores filmes dos últimos anos, um belo manifesto contra o materialismo e a hipocrisia, a favor da liberdade e a natureza. Filmaço!

História Real

historia-real

David Lynch é mais conhecido pelo seu cinema obscuro, surreal e perturbador. Mas nesse filme ele cria um perola sensível e humana, felizmente sem cair em nenhuma das armadilhas do melo drama convencional. O filme conta a jornada Alvin Straight (Richard Farnsworth) um homem de 73 anos, que ao saber que seu irmão Lyle está doente resolve cruzar vários quilômetros guiando um pequeno cortador de grama para reencontrar o irmão e resolver um impasse que dura mais 10 anos.

Simples, singelo e belíssimo!

Easy Rider

easy_rider_wallpaper

Easy Rider ou Sem Destino é provavelmente o Road movie americano mais famoso de todos. O filme é escrito por Peter Fonda, Dennis Hopper e Terr Southern e dirigido por Hopper. O longa conta a história de dois motociclistas que viajam atravessando sul e sudoeste dos Estados Unidos em busca de liberdade pessoal.

O filme se tornou um marco da contracultura americana ao explorar paisagens locais, discutições sobre temas tabus como a ascensão e queda do movimento hippie, o uso de drogas, o estilo de vida americano e etc. Um clássico obrigatório!

Flores partidas (2005)

florespartidas01

O filme conta a história de Don, um ex-mulherengo, que sai numa jornada para reencontrar as suas ex-mulheres e descobrir se tem ou não filho. O longa é uma experiência unica de reencontro com o passado e um estudo sem precedentes sobre a solidão, duvidas e erros cometidos.

O resultado é um genuíno filme do Jarmusch (fade out na edição, incluindo aqui “fade branco” nas cenas de sonho, personagens desajustados e perdidos, situações inusitadas mas sem soar forçadas e etc). Um dos melhores filmes do cineasta e um dos melhores que já vi! Um dos finais mais belos e sutis do cinema.

Thelma e Louise (1991)

Thelma_amp_Louise-930091195-large

Thelma e Louise é um filme de Ridley Scott (Alien-Oitavo Passageiro, Blade Runner) estrelado por Geena Davis e Susan Sarandon, e foi ganhador do Oscar de melhor roteiro original de 1992.

O longa-metragem conta a história de duas amigas que cansadas da rotina monótona e injusta, ao lado dos seus companheiros, resolvem sair pela estrada em busca de uma nova vida. O filme tem momentos cômicos, mas sua verdadeira vocação é para o drama. Uma grande aventura com um final arrebatador. Um belo manifesto feminista, feito no momento certo.

Paris, Texas (1984)

paris-texas-1986

Paris, Texas é um filme franco-germânico dirigido por Wim Wenders (Asas do Desejo, Pina). O longa conta a história de Travis, um homem que depois de ficar desaparecido por mais de quatro anos, é reencontrado pelo irmão Walt num hospital na região desértica do Texas, próximo à fronteira com o México. Maltrapilho e com amnésia, ele é levado por Walt para a sua casa em Los Angeles, onde reencontra Hunter, seu filho de sete anos que foi abandonado pela mãe, Jane. Inicialmente estranhos Travis e Hunter iniciam uma reaproximação que culmina numa grande amizade e também no desejo secreto de reencontrar Jane e reconstruir sua verdadeira família.

Um filme seco e realista, mas ainda sim muito emocional. Wim Wenders nesse filme faz seu melhor longa sem se perder em existencialismos exagerados, e se atendo a natureza e a alma dos seus personagens. Um filme que vale apena ser visto!

Assassinos por natureza

Natural Born Killers [Original Soundtrack]

Assassinos por Natureza é um filme policial dirigido por Oliver Stone (Platoon, The Doors), com roteiro de Quentin Tarantino (Pulp Fiction, Bastardos Inglórios), tendo no elenco Woody Harrelson e Juliette Lewis como atores principais. O filme conta a história de um casal de assassinos que saem pelas estradas americanas cometendo atos desmedidos de violência, mas que acabam caindo nas graças do grande publico e se tornado quase heróis aos olhos do povão.

O longa tem uma violência extrema, estilão de vídeo clipe, uma trilha sonora brilhante, uma das edições mais modernas e criativas da história do cinema.

Quase Famosos (2000)

almost-famous-almost-famous-61998_1024_768

Qual é o melhor filme sobre rock? Para mim com toda a certeza é esse. O longa é um Road movie que conta a viagem de um garoto de 15 anos, que consegue trabalho na revista Rolling Stone para acompanhar a banda Stillwalter (banda fictícia) em sua primeira excursão pelos Estados Unidos.

Quase Famosos é filme delicioso de ser visto com uma trilha sonora espetacular, cheio referencias e histórias do mundo do rock. Um belo estudo sobre as descobertas e inicio da vida adulta. Brilhante!

Diário de Motocicletas (2004)

0,,23697710-EX,00

Diários de Motocicleta é o filme irmão do “Na Estrada”, não só por ser do mesmo roteirista e diretor ou pela estética, mas sim pela aura envolta nos filmes.

O filme narra história da viagem do jovem Che Guevara (Gael Garcia Bernal), ainda apenas um estudante de medicina, em 1952, pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de La Serna). À medida que a dupla vai viajando, conhecendo novas pessoas e costumes, eles vão amadurecendo e descobrindo o quanto é injusto a economia e as condições de vida das pessoas nessas regiões. Um belo filme com direção, atuações, fotografia, trilha sonora esplendidas. Um grande filme, muitas vezes subestimado!

Nebraska (2013)

7399a89e8720fabe0b17c349fb3c412d

“Nebraska” é uma fabula sobre um velhinho intransigente e teimoso (Bruce Dern ganhador da palma de ouro de melhor ator em Cannes) que enganado por uma propaganda que diz que ganhou 1 milhão de dólares saí atrás do seu premio. Nessa jornada de redescoberta entre pai e filho, Alex Payne aproveita para estudar a natureza da America, o estados unidos profundo (no seu pensamento mesquinho e cabeças fechadas, mas também na sua esperança e força).

O filme é o melhor retrato sobre os Estados Unidos feito em muito tempo, uma viagem ao interior da America no seu melhor e pior. Tudo isso com uma história cheia de personagens encantadores e tridimensionais como pouca vezes vistos no cinema.

E sua mãe também (2001)

e tua mae

“E sua mãe também” é um filme mexicano, dirigido por Alfonso Cuarón (Harry Potter: Prisioneiro de Azkaban, Filhos da Esperança e Gravidade). O filme foca em dois jovens amigos: Julio (Gael García Bernal) e Tenoch (Diego Luna) que ao conhecer Luisa (Maribel Verdú) esposa espanhola de Jano, primo de Tenoch, a convencem a partir com eles para uma praia paradisíaca chamada “Boca Del Cielo”.

O filme ficou famoso por tocar tratar da sexualidade dos adolescentes e jovens de forma extremamente franca. O filme também é inteligente ao inserir comentários perspicazes relacionados cultura pop e política nos diálogos, sem perder o foco do tema principal que é amadurecimento e florescer da sexualidade dos seus personagens. Um filme moderno e autentico.
Aproxima-se muito do filme de Salles “Na estrada” quanto a retratar uma geração, no caso a atual, e por tocar em temas com tanta liberdade e desembaraço.

Cinema, aspirinas e urubus (2007)

cinema-aspirinas-e-urubus05

Cinema, Aspirinas e Urubus é longa-metragem de estreia do diretor Marcelo Gomes, o filme conta uma história que se passa no sertão nordestino em 1942. No filme Johann (Peter Ketnath) é um alemão que para fugir da Segunda Guerra Mundial, veio trabalhar como vendedor de aspirinas (para vender aspirinas usa vídeos promocionais, o cinema do titulo) no interior do Nordeste. Dirigindo seu caminhão, ele conhece Ranulpho (João Miguel), um nordestino que está tentando chegar a Rio de Janeiro a procura de trabalho. O encontro muda a vida dos dois homens e cria um vinculo de amizade incomum entre eles.

A fotografia espetacular, a direção bem cuidada e a atuações brilhantes dão o tom desse que um dos melhores filmes nacionais da retomada.

Mad Max – Trilogia (1979/1981/1985)

1322690342t-mad max

Mad Max é um clássico da ficção cientifica, até hoje sua concepção de mundo destruído e devastado é copiada e utilizada em demasia no cinema de ficção e ação. Os longas dessa série dirigida George Miller (Babe) também foram responsáveis por apresentar ao cinema o ator Mel Gidson, na época um jovem desconhecido. O longa mostra uma jornada de vingança que se passa nas estradas de mundo futurista, devastado e sem lei. Ótima ação, violência gráfica, designer produção inconfundíveis, muita perseguições de carros dão forma a esse cult instantâneo que é copiado até hoje!

Na estrada

1_on_the_road

Na estrada é uma adaptação honesta, emocionante e impressionantemente fiel do clássico livro “On the road” Jack Kerouac. Walter Salles usa muita câmera na mão, ângulos cuidadosamente escolhidos (mas que soam despojados), com cortes secos e edição minimalista para captar o espirito da geração. Enfim a direção é primorosa e estilisticamente rica, mas que ainda sim da bastante espaço para atuação de seus atores. O resultado disso são atuações verdadeiras e autenticas como raramente pode ser visto no cinema.

Filmaço! Que resgata uma geração que infelizmente foi perdida, o retrato de uma época…

Pequena miss sunshine (2006)

little-miss-sunshine

Pequena Miss Sunshine é uma deliciosa comédia com toques de drama. O filme recebeu o Oscar de melhor roteiro original 2006. Conta a história de uma família disfuncional que percorre o caminho do Novo México até a Califórnia em uma Kombi amarela, caindo aos pedaços, para levar a caçula da família ao concurso de miss que da titulo ao filme.

Lógico que durante a viagem muita coisa vai dar errado, os limites serão testados e eles terão que se redescobrirem quanto família e pessoas. Belo filme, engraçado, divertido e leve. Vale a pena a conferida!

Coração Selvagem (1990)

coracaoselvagem

Dois jovens namorados, desajustados, Sailor e Lula fogem pelas estradas do sul dos Estados Unidos para escapar da perseguição da sogra do casal (mãe da Lula). Sailor (Nicolas Cage) tem fixação por Elvis Persley enquanto Lula tem obsessão por “O mágico de Oz”.

Então com uma trilha movida a Elvis e com uma história fazendo paralelo com o clássico infantil o filme cria uma alegoria macabra e perturbadora, cortesia do grande cineasta David Lynch (Veludo Azul). Filme recebeu Palma de Ouro no festival de Cannes de 1990. Filme seria uma espécie de comédia romântica do cineasta David Lynch, se isso for possível! O clímax, por mais improvável que pareça, é um dos momentos mais românticos e singelos (quase cafona) do cinema…

Encurralado (1971)

encurralado_1971_steven_spielberg

Encurraldo é primeiro filme, do hoje aclamado, cineasta Steven Spielberg (Tubarão, Resgate do Soldado Ryan). Esse longa feito para TV já demonstra o talento do diretor em criar boas cenas de aventura, suspense e por que não dizer? De terror. O filme é um suspense psicológico onde um motorista passa ser perseguido por um caminhão, enorme pelas estradas desertas do oeste americano, sem qualquer motivo aparente. Apesar, da trama simples o filme tem um resultado sufocante e é de uma qualidade invejável. Observação: o filme foi filmado em 13 dias.

Central do Brasil (1998)

central-do-brasil02

Central do Brasil foi o grande ganhador do urso de Berlim, de melhor filme e melhor atriz, na época do seu lançamento. Além de ter tido algumas indicações ao Oscar, incluindo a indicação de melhor atriz para Fernanda Montenegro.

O filme dirigido por Walter Salles (Diário de Motocicleta, Na estrada) conta a história de mulher que trabalha escrevendo cartas, na estação titulo do filme, para pessoas analfabetas que embarcam e desembarcam por ali. Mas, a vida dela muda quando ela presencia um acidente que acaba vitimando a mãe de pobre menino, o deixando órfão e sem lugar para onde ir. Ela acaba acolhendo o menino e daí nasce uma amizade improvável e inconstante entre eles. Nesse ponto o filme se torna road movie, quando ela decide ajudar o garoto a encontrar seu pai. Belo filme! Humano e sensível!

Sideways (2004)

sideways

Sideways é uma comédia com drama dirigida por Alexander Payne (Eleição, Os descendentes). O filme ganhou o premio de melhor roteiro adaptado no Oscar. O longa conta a história de dois amigos de meia idade, fascinados por vinhos, que saem atrás de diversão pelas vinícolas da Califórnia. Entre um pouco de melancolia e de humor, a sempre a mão acida do diretor onde vemos quão patético pode ser o ser humano. Ótimo filme!

Três enterros de Melquiades Estrada (2005)

G84431751623881

Os três Enterros de Melquiades Estrada é um grande filme sobre vingança e belo exemplar de western contemporâneo. O filme é dirigido e atuado por Tommy Lee Jones a partir do roteiro de Guilhermo Arriaga (Amores Brutos, Vidas que Cruzam).

O longa conta a história de um homem que tomado pelo sentimento de vingança vai atrás do responsável pela morte de seu amigo, o Melquiades Estrada do titulo. Mas não para mata-lo, mas sim para ajudar dar um enterro digno ao falecido. Filmado com narrativa quebrada, estilo ultra realista e apoiado no texto inteligente de Arriaga, onde sempre o acaso e as coincidências tem grande peso na história, Tommy Lee Jones cria uma pequena obra prima.

Viagem para darjeling (2007)

viagem_a_darjeeling1

Viagem a Darjeeling é dirigido por Wes Anderson (Excentricos Tenenbaums, O fantástico Mr. Fox, Rushmore) e assim como nos seus outros filmes, esse longa é também uma comédia com toques drama sobre pessoas (e famílias) disfuncionais. No filme 3 irmãos se reencontram para embarcarem numa viagem de trem até índia, levando as cinzas do falecido pai. Darjeeling é belo road movie sobre reconciliação e redenção, com as cores e o estilo inconfundível de um dos maiores cineastas da atualidade.

Guia do mochileiro da galáxia (2005)

hitchhikersguidetothegalaxythe

Ok, O guia do Mochileiro das Galáxias não bem um road movie, mas sim ficção cientifica ou comédia filosófica (se é que existe esse gênero). No filme o personagem Arthur Dent ao descobrir que planeta terra está para ser destruído, para construção de uma hiper-estrada intergaláctica, é obrigado pegar carona numa nave espacial e sair pelas estradas do universo ao lado do seu amigo Ford. O filme é baseado no clássico livro do autor Douglas Adams. Então como é de se esperar nas obras de Adams temos seres alienígenas estranhos, muito sarcasmo, criticas pontuais, ironia, um robô depressivo, a resposta sobre sentido do universo, à vida e tudo mais…. etc. Hilário!

Férias Frustradas (1983)

vacation

Férias Frustradas é um longa de comédia lançado em 1983 dirigido por Harold Ramis e com roteiro do mestre John Hughes (Clube do Cinco, Curtindo a vida adoidado). O longa narra a odisseia cômica de uma família que pega estrada tentando chegar até um aclamado parque de diversão, mas como é de se esperar em uma comédia de erros tudo da errado. O filme é um clássico, que divertiu varias gerações nas suas reprises na TV. Hoje em dia anda meio sumido da telinha, mas vale com certeza uma revisada. Garantia de risos!

Menções Honrosas

Terror: Olhos famintos (Victor Salva – 2000), Morte pede carona (Robert Harmon – 1986), Implacável Perseguição (Jonathan Mostow – 1997), Quadrilha de Sádicos (Wes Craven – 1977), Comboio (Sam Peckinpah – 1978)…

Comedia: Deu a louca no mundo (Stanley Kramer – 1963), Priscilla Rainha do deserto (Stephan Elliot – 1994)…

Nacional: Bye, Bye Brasil (Cacá Diegues – 1979), Caminho das nuvens (Vicente Amorim – 2003), Terra Estrangeira (Walter Salles – 1995)…

Mais: Estranhos no paraíso (Jim Jarmusch – 1984), Bonny e Clyde – Uma rajada de balas (Arthur Penn – 1967), Terra de Ninguém (Terrence Malick – 1974, baseado na mesma história que deu origem do “Assassinos por Natureza”), Tudo Sobre minha mãe (Pedro Almodóvar – 1998)…

Uma ideia sobre “Lista: Melhores Road Movies

  1. Ótima matéria, ótimos filmes, uns 2 ou 3 ai q ainda não vi, mas ainda incluiria “Debi & Lóide” com Jim Carrey e Jeff Daniels, “Um Drink No Inferno” com George Clooney e Quentin Tarantino, “TransAmerica” com Felicity Huffman e “Os Três Fugitivos” com Martin Short e Nick Nolte, pois essa ótima comédia com um bandido recém saído da prisão e um atrapalhado pai e sua filhinha que tem suas vidas cruzadas num roubo a banco e precisam fugir do país a qualquer custo é impagável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam